sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tiramisú Frangélico


Após uma curta ausência por motivos laborais, o que por estes tempos é só por si uma boa notícia.
Desde que vi esta receita pensei que teria de fazê-la para a minha mãe. Assim nada melhor que a oferecer como presente de aniversário acompanhada das duas últimas receitas que aqui postei. Mais uma receita que compôs a mesa de festa do 54.º aniversário da minha que adora café e frutos secos, além do já referido maracujá. A mãe adorou, alguns convidados também espero que também gostem.


Ingredientes (6 pessoas gulosas):
(Adaptado de "Cozinha: o coração da casa, p.164 )

Café
4colheres de chá de café solúvel
125 ml de agua a ferver
125ml de Frangélico

Recheio
1 ovo separado
37g de açúcar
30ml de licor de avelã Frangélico
250g de mascarpone
250g de palitos la reine
100g de avelãs
2 colheres de sopa de cacau em pó

Preparação:
Combinar o café com a água a ferver e o Frangélico. Deixar arrefecer.
Bater a clara em castelo. Noutra taça bater a gema com o açúcar e o Frangélico. Juntar o mascarpone primeiro com a ajuda de uma colher e depois com vara de arames. Envolver a clara levemente. Molhar os biscoitos no café , de forma a que fiquem húmidos mas não a desfazerem-se e colocam-se na taça.Sobre esta camada colocar metade do recheio e sobre a mesma nova camada de biscoitos também humedecidos no café. Finalizar com o restante creme. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico pelo menos 3 horas. 
Partir as avelãs retirando a parte mais miuda. Levar a torrar a numa frigideira antiaderente. Sem deixar queimar e mexendo sempre. Juntar às avelãs torradas  2 colheres de cacau.

Antes de servir colocar as avelãs sobre o tiramisú.

Bons Cozinhados :D!
Mssco















domingo, 23 de outubro de 2011

Risoto Doce



A festa de aniversário da minha mãe aconteceu no sábado, num jantar de família, com as conversas e as comidinhas do costume. Por mim passaram as sobremesas, o que não é tarefa fácil numa família de pessoas que se dizem pouco gulosas, mas para quem os doces têm que ser mesmo muito doces e não se contentam com pouco.
Duas ideias surgiram, uma que mais tarde darei a conhecer e que foi do inteiro agrado da aniversariante, e outra para agradar ao grande grupo. Que mais do que umas belas travessas de arroz doce para fazer as delícias da minha família. Bem, arroz para risoso que quando ia dar início aos trabalho vi que não tinha carolino em casa.
Segui a receita da sogra, que diz fazê-lo sem receita, tal é a interiorização destes passos que já fez muitas e muitas vezes.

Ingredientes (2 travessas pequenas):
1 chávena de chá de arroz para risoto (200g)
Água q.b. (400ml)
1 pitada de sal
1lt de leite
1 pau de canela
1 casca de limão
1 colher de sopa de aroma de baunilha
1 chávena de chá mal medida de açúcar amarelo (150g)
1 saqueta de leite-creme
Canela q.b

Preparação:
Cozer, em lume brando mexendo sempre o arroz em água com uma pitada de sal. Juntar a casca de limão, o pau de canela e a baunilha. À medida que for secando colocar o leite quente aos poucos (pode aquecer meio litro e cada vez no microndas ). A meio do leite colocar o açúcar e continuar a mexer. Aos últimos 100ml de leite juntar o conteúdo da saqueta de leite creme, sem deixar grumos, e só depois juntar ao arroz. Quando, após ter colocado o leite todo, o arroz estiver cremoso deitar nas travessas e polvilhar com canela a gosto.

Bons Cozinhados :D!

Mssco

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Crepes de pescada


Eu e o A. não gostamos de peixe. Sim é verdade que não podemos generalizar, mas também é verdade que se não fosse pesar na consciência nunca o comeríamos. Recentemente realizámos uma "promessa" que  iríamos tentar encontrar novas formas para o comer que nos ajudassem nesta tarefa. Esta ideia agradou, e fica a aqui a partilha para outros "odiantes" deste ingrediente, tão saudável e necessário.

Ingredientes para 5 crepes:
(Adapatado de As minhas receitas)

Recheio
3 filetes de pescada
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de farinha
150 ml de leite
sal, pimenta e noz moscada
1 colher de sopa de oregãos
Crepes
75 gr de farinha
125 ml de leite magro
sal
1 ovo grande
25 gr de manteiga

Preparação:
Iniciar pelos crepes. Juntar a farinha peneirada e o sal. Adicionar o ovo e o leite e misturar bem.
Deixar a massa repousar no frigorifico durante 1 hora. Adicionar depois a manteiga derretida à massa, e, numa frigideira antiaderente deitar parte da massa e assim que estiver cozinhada de um lado, virar o crepe e deixe cozinhar do outro lado. Repetir até esgotar toda a massa.
Preparar depois o recheio. Levar ao lume numa frigideira um pouco de azeite e refogar a cebola e os alhos picados. Adicionar depois o peixe partido em bocadinhos. Deixar cozinhar. Polvilhar com a farinha e reguar com o leite, deixando o molho engrossar. Temperar com sal, pimenta, nos moscada e oregãos.
Rechear depois cada crepe enrolando-o depois.
Servir os crepes com arroz de cenoura e salada de alface.

Bons Cozinhados!
Mssco

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pavlova de Maracujá

Cá por casa fez-se outra pavlova a propósito do aniversário da minha mãe. A minha mãe tem entre outros como sabor preferido o maracujá. A ideia de fazer esta sobremesa, em vez de um bolo mais tradicional, surgiu do facto de esta me ter dito que não queria um bolo de aniversário porque já não tem idade para isso Lá está  não tem idade para bolo mas tem para sobremesa. À falta do fruto usei polpa, não sendo a mesma coisa ficou muito bom e fez as delícias.  
Ingredientes: 
Pavlova:
(Adaptado de Masterchef Autralia)
8claras de ovo
440 de açúcar
4 colheres de chá de amido de milho
4 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Cobertura:
170g de queijo mascarpone
15ml de leite magro
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de aroma de baunilha
6 colheres de sopa de polpa de maracujá
Açúcar em pó

Preparação:
Ligar o forno a 150ºC. Bater as claras em castelo, antes que estejam completamente duras ir acrescento aos poucos o açúcar. Bater entre adições de açúcar. As claras têm que ficar completamente duras e brilhantes, se não se conseguir atingir este ponto não se deve prosseguir com a receita.
Juntar agora o amido de milho e o vinagre mexendo bem com a vara de arames.
Forrar um tabuleiro e a grelha do forno com papel vegetal desenhando no centro de cada um, um círculo, com a ajuda de um prato. Colocar metade das claras dentro de cada círculo com a ajuda de uma espátula para que fiquem direitinhas, numa forma semelhante a um bolo.
Colocar a pavlova no forno e reduzir a temperatura para 120ºC. Deixar cozinhar por 1 hora e 20 minutos. Evitar abrir a porta do forno. Após este tempo de cozedura, desligar o forno e deixar arrefecer completamente dentro do mesmo antes de retirar.
Colocar o queijo numa tigela com o leite. Mexer com uma colher e depois com uma vara de arames. Juntar o açúcar e o aroma de baunilha batendo sempre até atingir uma consistência cremosa .
Colocar uma parte de pavlova no prato de servir, rechear com metade do creme e do maracujá terminando com a restante metade de suspiro.
Por fim pôr a cobertura sobre a pavlova e sobre a mesma o restante maracujá.
Polvilhar com açúcar em pó.

Bons Cozinhados :D!
Mssco

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Favas



Favas! Por mais que tente arranjar um título para esta receita não encontro melhor do que este. Desde sempre comi este pitéu, e para mim falar em favas é falar desta receita concreta. Pela primeira vez me aventurei a cozinhar tal iguaria. Não ficaram tão boas como as minha mãe, mas foi um início. Cá por casa gostámos muito, espero que também gostem!

Ingredientes (2 pessoas):
400g de favas  congeladas (usei baby)
1 cebola
2 dentes de alho
10 pés de coentros
3 pés de hortelã
250 ml de água a ferver
Sal q.b
25g de toucinho
1/2 chouriço

Preparação:
Colocar na panela de pressão as favas, os coentros e a hortelã inteiros, a cebola e os alhos picados, o sal e a água a ferver. Tapar e deixar cozinhar por 10 minutos após inicar o "apito".
Fritar em lume médio o toucinho em fatias finas numa frigideira antiaderente até reduzir o volume para metade (sem adicionar mais nenhuma gordura). Adicionar o chouriço em rodelas até ficarem estadaladiços.
Juntar a gordura resultante do chouriço e do toucinho às favas após estas terminarem a cozedura. Rectificar o sal.
Servir com salada de alface, com o chouriço e toucinho ao lado.

Bons Cozinhados :D!
Mssco


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bolonhesa à minha maneira

A primeira coisa que aprendi a cozinhar foi esparguete, sim antes de saber estrelar um ovo ou fritar um bife. Esta ordem deve-se não à simplicidade de confecção, porque são todos muito simples, mas  ao facto de adorar massas. O molho de tomate já aprendi mais tarde na Universidade, porque quando comíamos esparguete nos lanches de liceu era mesmo com ketchup.
Simples mas reconfortante, pelo menos para mim.

Ingredientes:
150g de massa cotovelos riscados
1 cebola
1 alho
Azeite
8 cubos de tomate congelado
250g de carne picada (usei uma mistura de vaca e porco)
1 lata grande  de cogumelos laminados
8 azeitonas laminadas
3 colheres de sopa de concentrado de tomate
Sal q.b.
Oregãos q.b.
Queijo parmesão

Preparação:
Cozer a massa em água a ferver temperada com sal.
Refogar em azeite a cebola em rodelas e o alho picado, juntar o tomate e a carne e mexer até passar bem. Juntar os cogumelos, as azeitonas e o concentrado. Temperar com sal e oregãos. 
Servir a carne sobre a massa e polvilhar com queijo.

Bons Cozinhados :D

Mssco


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quiche de frango com ervilhas


Se te dão peitos de frango faz quiches! Assim surgiu esta tarte, após ter recebido da minha mãe uns peitos de frango caseiro bem apetitosos e de numa lista de congelador me ter apercebido que este continha demasiados coisas que precisavam ser comidas rapidamente. O A. que dispensa franguinho lá teve que fazer um esforço, mas nu fundo acho que até gostou.

Ingredientes:
2 placas de massa folhada congelada
3 cebolas
3 dentes de alho
2 cenouras
350g de ervilhas congeladas
1 peito de frango
150g de queijo da ilha
350 ml de leite magro
3 ovos
Noz moscada q.b.
Sal q.b.
Oregãos q.b.

Preparação:
Cozer em agua temperada com sal o peito de franco com uma cenoura e uma cebola na panela de pressão por 10 minutos. Deixar arrefecer e desfiar o frango e guardar o caldo para utilizações posteriores noutras receitas. Cozer em água com sala as ervilhas por 20 minutos, escorrer a água. 
Esticar a massa e colocar a mesma numa tarteira previamente forrada com papel vegetal.
Refogar a cebola em rodelas e o alho picado, quando já estiver macio juntar as cenouras raladas. Juntar o frango e as ervilhas e temperar com sal. Colocar o preparado sobre a massa na tarteira.
Juntar numa taça o leite e os ovos batidos previamente, temperando com sal e noz moscada. Deitar o preparado de leite na tarteira e polvilhar com queijo da ilha e oregãos.

Bons Cozinhados :D!

Mssco




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alheira à Brás

Cá por casa as alheiras são sempre um petisco. Geralmente acabam fritas, como batatas do mesmo modo e ovo estrelado a acompanhar. Mas ao ver este post da Luísa não resisti a reproduzir, com as devidas adptações, para se degustar por aqui.
Obrigada Luísa pela sugestão, nós adorámos.

Ingredientes (para 2 pessoas):
1 cebola
2 dentes de alho
1 Alheira (usei de Lamego - Continente)
2 Ovos ( um ovo por pessoa)
125g Batata palha

Preparação:
Refogar em azeite a cebola em rodelas e os alhos picados.Com uma faca cortar a pele da alheira no sentido longitudinal e retirar. Juntar a alheira ao refogado, juntar os ovos previamente batidos e a batata palha e mexer até estar bem passado.
Servir acompanhado de salada de alface.

Bons cozinhados :D!
Mssco

domingo, 9 de outubro de 2011

Tomate em cubos

Hoje não trago uma receita, mas sim uma sugestão. Este foi o primeiro ano que guardei assim os tomates da produção dos meus pais que para familiar já é grande :D. Eles semeiam e quem ganha com isso sou eu. Como tenho apenas três gavetas de congelador tenho que as rentabilizar. Desta forma cabem mais tomates e são muito mais fáceis de usar quando estamos a cozinhar. Além disto reduz-se o tomate em lata que se consome o que faz bem à saúde, à carteira e ao ambiente.
Adoro tomate, especialmente cozinhado, ainda que em saladas também não seja nada de deitar fora.  



Ingredientes:
1Kg de tomates
4 sacos para  gelo

Preparação:
Colocar os tomates arranjados no robot de cozinha na função de picar. Ligar o robot e deixar trabalhar até obter um líquido. Retirar o tomate triturado para um recipiente. Repetir o procedimento no robot até ter triturado todo o tomate.
Com a ajuda de um funil  encher os sacos de gelo com o tomate líquido. Usar uma faca de talher para ajudar o líquido a passar pelo funil e entrar no saco. Empurrar com a mão o tomate para que circule para o fundo do saco.
Quando encher o saco colocar o mesmo no congelador e repetir o procedimento para mais um saco até terminar o tomate.

Bons cozinhados :D
Mssco





sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pavlova de Morangos

Olá! Para comemorar a chegada de mais um fim de semana desejado um excelente doce, ainda fresco porque as temperaturas assim o obrigam. Cá por casa os gostos dividiram-se, eu adorei, o A. não gostou assim tanto. Numa coisa concordamos é lindo e desperta o apetite :D

Ingredientes:
Pavlova:
(Adaptado de Masterchef Autralia)
4 claras de ovo
220g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
Cobertura:
170g de queijo mascarpone
15ml de leite magro
1 colher de sopa de adoçante em pó
1 colher de sopa de aroma de baunilha
100g de morangos

Preparação:
Ligar o forno a 150ºC. Bater as claras em castelo, antes que estejam completamente duras ir acrescento aos poucos o açúcar. Bater entre adições de açúcar.  As claras têm que ficar completamente duras e brilhantes, se não se conseguir atingir este ponto não se deve prosseguir com a receita.
Juntar agora o amido de milho e o vinagre mexendo bem com a vara de arames.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal desenhando no centro um círculo, com a ajuda de um prato. Colocar as claras dentro desse círculo com a ajuda de uma espátula para que fiquem direitinhas, numa forma semelhante a um bolo.
Colocar a pavlova no forno e reduzir a temperatura para 120ºC. Deixar cozinhar por 1 hora e 20 minutos. Evitar abrir a porta do forno. Após este tempo de cozedura, desligar o forno e deixar arrefecer completamente dentro do mesmo antes de retirar.

Colocar o queijo numa tigela com o leite. Mexer com uma colher e depois com uma vara de arames. Juntar o adoçante e o aroma de baunilha batendo sempre até atingir uma consistência cremosa .

Colocar a cobertura sobre a pavlova e sobre a mesma os morangos previamente lavados, uns inteiros e outros em quartos.

Bons Cozinhados :D!

Mssco

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pudim Abade de Priscos


Inicio este post com um enorme agradecimento a todos os que me têm visitado e deixado encorajadores comentários, estes são de extrema importância para quem estando a dar os primeiros passos nesta área está a adorar! 
Com os "obrigadas sentidos" partilhados, falemos desta experiência culinária que há muito tinha vontade de experiementar, mas que sempre achei fora do meu patamar de conforto, desta vez arrisquei e fique feliz com o resultado, um pudim espelhado e saboroso. Devo dizer que esta foi uma segunda tentativa, já que a primeira receita, tirada de um revista da especialidade se revelou errada quanto ao tempo de cozedura do açúcar e impossibilitou levar bom porto a minha epopeia na cozinha. Não temos que fazer tudo bem à primeira, tentar e persistir são importantes em todas as áreas e a cozinha parece-me ser um bom exemplo.
A família, que uso como meus provadores, aprovou espero que também o façam!

Ingredientes:
500ml de água
350g de açúcar 
Casca de limão
1 pau de canela
50g de toucinho
15 gemas
15ml de vinho do porto
Caramelo líquido

Preparação:
Separar as gemas das claras e reservar.
Levar a água ao lume. Assim que estiver a ferver juntar o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho em lascas finas. Deixar ferver até atingir o ponto de espadana (120ºC), ou seja quando o açúcar cair da colher como se fossem lâminas, o que acontece mais ou menos após 3 minutos a ferver, é importante não mexer nesta fase.
Entretanto bater as gemas com o vinho do porto e depois juntar a calda de açúcar através de um coador de rede para a tigela das gemas.
Mexer bem e colocar na forma de pudim previamente caramelizada com caramelo líquido.
Levar a cozer, bem tapado, em banho maria (dentro de um tabuleiro com água a ferver) durante 50 minutos .
Depois de bem frio desenformar para o prato de servir.

Bons cozinhados :D!

Mssco

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Filetes no forno com abóbora e batata

Cá por casa não gostamos muito de peixe, mas temos tentado contrariar isso provando o máximo de receitas que encontramos com esse ingrediente. Esta foi a última tentativa, em que o peixinho, pode-se dizer, passou com distinção no nosso teste de prova.
É outono não parece mas é, como tal jantou-se comida quentinha no feriado. O dia livre permitiu, após uma ida à praia, ligar o forno calmamente e preparar mais uns miminhos que depois darei a conhecer.
Espero que também tenham tido um bom feriado.

Ingredientes (4 pessoas):
(Adaptado de Continente Magazine, n.º13, Outubro de 2011, p.34)
500g de filetes de pescada
2 cebolas médias em rodelas
500g de batatas médias cortada em rodelas finas
500g de abóbora descascada e cortada em cubos
Azeite q.b
sal q.b
75 ml de natas
80g de queijo da ilha
alho em pó q.b.
Hortelã fresca q.b
Manjericão q.b

Preparação:
Temperar os filetes com antecedência, pelos menos duas horas, com sal, sumo de limão e pimenta.
Aquecer o forno a 200Cº.
Cozer a abóbora em água temperada com sal sem deixar que se desfaça. Escorrer e reservar.
Num tabuleiro que possa ir ao forno colocar os filetes sem o sumo de limão, a cebola, a batata, a abóbora e temperar com azeite e sal. Colocar ainda por cima as natas, o queijo e o alho em pó.
Levar ao forno durante 40 minutos. Aumentar a temperatura para os 200ºC e levar 5 minutos a gratinar.
Retirar do forno e polvilhar com a hortelã e o manjericão picados.

Bons cozinhados :D!
Mssco


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sopa de tomate com ovo


Parece que o outono não quer chegar! Hoje decidi chamá-lo com esta sopinha embora ela ainda esteja com um pé no verão pelos ingredientes usados.
Por cá gostámos mas é um pouco ácida, sendo que na próxima vez penso adicionar uma colher de açúcar para contrariar esta situação. Sim já penso repeti-la. Espero que gostem tanto como eu!

Ingredientes (4 pessoas):
(Adaptado de Continente Magazine, n.º13, Outubro 2011, p.36) 
1kg de tomate
500ml de água a ferver
3 batatas pequenas
1 nabo pequeno
2 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
orégão secos  q.b.
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:
Colocar na panela de pressão uma colher de sopa de azeite, o tomate, as batatas, o nabo, a cebola, os alhos e o sal. Cobrir com a água a ferver  e deixar cozer por 10 minutos, após iniciar o apito.
Cozer os ovos por 10 minutos em água com sal.
Triturar o legumes após a cozedura, juntar uma colher de azeite e rectificar o sal.
Ao servir juntar meio ovo picado em cada prato e polvilhar com orégãos secos.

Bons Cozinhados :D!
´
Mssco

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Papas de aveia, mel, banana & amêndoas


Adoro pequenos almoços de fim de semana variados, com tempo e com sol a iluminar a mesa. O A. prefere comer de entre os seus dois menus matinais preferidos, ou nestum ou torradas molhadas no galão.
Assim, neste último sábado lá tive eu que manjar vagarosamente esta delícia, sendo que, pela falta de bananas em casa fui ao supermercado antes. Sim, fui a pé comprar bananas (são 5 minutos), em jejum tal era a vontade.  É o que se pode chamar um apetite a sério :D.
Espero que gostem tanto como eu!


Ingredientes (1 pessoa com fome matinal):
(adaptado de Cozinha Para Quem Quer Poupar, de Mafalda Pinto Leite; p.25)
1/2 chávena de aveia
1/2 chávena de leite
1 chávena de água a ferver
2 colheres de sobremesa de adoçante em pó
1 banana partida às rodelas
1/2 chávena de amêndoas sem pele
1 colher de sobremesa de mel

Preparação:
Misturar a aveia, o leite e a água a ferver, acrescentando o adoçante. Aquecer em lume médio mexendo com uma colher de pau, cerca de 5 minutos até a papa começar a ferver e a ficar espessa.
Retirar do lume. Tapar e deixar ficar por 10 minutos para que fique ainda mais espesso.
Levar as amêndoas a torrar em frigideira anti aderente até que estas alterem de cor (de acordo com o gosto, eu gosto muito torradas).
Servir polvilhando com as rodelas de banana e as amêndoas, regado com mel.

Bons cozinhados :D!

Mssco