quarta-feira, 15 de maio de 2013

Crepes com queijo e fiambre


Mais do que uma receita fica aqui esta sugestão simples e muito saborosa. Uma boa refeição para os dias solarengos que agora tomam forma.

Ingredientes (2 pessoas): 
150 g de farinha
250 ml de leite magro
Sal q.b.
2 ovos
40 g de margarina líquida
8 fatias de queijo flamengo
4 fatias de fiambre
1 alface pequena
2 rodelas de ananás em calda

Preparação:
Para fazer os crepes comece por juntar a farinha peneirada e o sal. Seguidamente há que juntar os ovos e o leite, e misturar bem. Deve deixar a massa repousar no frigorífico (eu deixei meia hora). Depois à massa juntar a margarina líquida.
Aquecer uma frigideira anti-aderente média e borrifar com óleo, com medida de 1/2 cup (125 ml) deitar porções de massa que devem cobrir toda a frigideira. Logo que a parte de cima da massa esteja seca há que virar o crepe com ajuda de uma escumadeira. Deve repetir o processo até esgotar a massa.
Colocar um crepe pronto na frigideira em lume médio e rechear com duas fatias de queijo e uma de fiambre, enrolar o crepe e deixar na frigideira enquanto se colocam os restantes crepes ao lado, seguindo o mesmo processo. Virar os crepes quando estiver dourados por baixo. Quando o queijo estiver derretido retirar os crepes e servir com salada de alface e ananás

Bons Cozinhados :D
Mssco

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Perú de Fricassé

Cá em casa somos "marmiteiros" e muitas vezes preparamos o jantar logo a pensar no almoço do dia seguinte. Neste dia foram uns peitos de perú que ganharam nova vida com o  molho delicioso e com um puré, que eu não aprecio, mas de que o A. é fã assumido. Soube bem e por isso partilho convosco. Há por aí mais gente que leva almoço para o trabalho?

Ingredientes:
4 bifes de perú grandes
Azeite
1 cebola grande
1 colher de sopa de farinha
100 ml de vinho branco
100 ml de água
 2 gemas 
Sal e pimenta q.b.
1/2 limão
Salsa picada 

1 kg de batatas descascadas
350 ml de leite magro
40 g de margarina
Sal, pimenta, alho em pó, noz moscada q.b.

Preparação:
Cortar as batatas em quartos e levar a cozer em leite temperado de sal e pimenta por 30 minutos (eu coloquei na Bimby 90º,  vel 1)

Cortar o bifes em tiras e secá-los. Temperar com sal e pimenta.
Num tacho levar ao lume o azeite com a cebola em rodelas finas e sal. Quando começar a alourar juntar o perú. Deixar refogar e ir mexendo, de vez em quando. Quando começar a alourar juntar a farinha e mexer, depois juntar o vinho e deixar suar tapado por 3 minutos. Juntar a água e deixar cozinhar tapado cerca de 10 minutos em lume brando. 
Numa tigela juntar as gemas com um pouco de molho e o sumo de limão.
Retire do lume e junte a mistura de gemas mexendo bem. Levar a aquecer sem ferver e polvilhar com salsa após rectificar os temperos.

Adicionar a margarina, uma pitada de noz moscada e de alho em pó, e triturar as batatas (na bimby eu fiz 30seg, vel4).
Servir o perú com puré.

Bons Cozinhados :D
Mssco 

domingo, 12 de maio de 2013

Peitos de Frango Teriyaki

Sem ideias para o jantar e sem qualquer vontade de ir para lugares-comuns, lá fui eu folhear os livros de cozinha cá de casa. Eis que na página 38, da "Cozinha - o coração da casa" de Nigella Lawson, surge o salvador da noite. Aqui vos mostro como fiz com os meus acrescentos e alterações.

Ingredientes (4 pessoas):
3 peitos de frango
1 pedaço de gengibre fresco (2 cm)2 colheres de sopa de saké
4 colheres de sopa de molho de soja
4 colheres de sopa de vinho xerez doce
2 colher de chá de açúcar amarelo
Óleo vegetal q.b.
Arroz para sushi (1 cup/250 ml)
Água a ferver (2 Cup/500ml)
2 colheres de sopa de vinagre de saké
2 colheres de sopa de açúcar branco.
Sal q.b.

Preparação:
Cortar os peitos de frango em cubos. Descascar o gengibre e ralar finamente. Misturar muito bem o gengibre com o molho de soja, o saké, o vinho xerez e o açúcar. Juntar os cubos de carne ao preparado anterior. Envolver e deixar marinar (eu deixei cerca de 15 minutos).
Retirar o frango da marinada e escorrer, reservando a marinada. Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente e alourar a carne de todos os lados em lume forte até ficar selada. Juntar a marinada e cozinhar até a carne se apresentar cozida e o molho ficar bem apurado. 

Para o arroz, começar por o lavar em água corrente e deixar escorrer bem. Seguidamente cozer o mesmo em água a ferver tapado e em lume médio. Quando ficar sem água desligar o lume e deixar repousar por 5 minutos. 
Numa taça misturar o vinagre, açúcar e sal.
Retirar o arroz para um recipiente não metálico e juntar a mistura de vinagre. 

Servir o frango juntamente com o arroz.

Bons Cozinhados : D
Mssco

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Panquecas Julie


                     


Adoro panquecas e faço-as muitas vezes com recurso à mistura da Nigella e ao livro base da Bimby. Geralmente fico satisfeita com o resultado mas eu adoro experimentar ideias novas. Nestas experiências, é claro que às vezes testo o pior, mas o melhor também vai passando pela minha cozinha como aconteceu nesta super-manhã de feriado. A ideia inicial veio daqui.
 
Ingredientes:
150g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
55g de açúcar
3dl de  buttermilk (usei caseiro  juntando 300ml de leite magro e 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco)
1 ovo grande
óleo  para untar a frigideira
 
Preparação:
Para fazer o buttermilk  há que misturar o leite com as colheres de sopa bem cheias de vinagre branco. Mexer bem e deixar descansar tapado, durante meia hora, num local de temperatura amena.
 
Com o buttermilk já pronto começar por misturar a farinha, o bicarbonato e o açúcar, abrir uma cova no meio e deitar aí o buttermilk e o ovo, juntos.
Com vara de arames, à mão, envolver delicadamente os ingredientes, do centro para as laterais.
No final, mexer com mais energia para desfazer eventuais grumos.
Cada panqueca leva cerca de meio decilitro de massa - facilita o processo ter um recipiente com essa medida.

Pré-aquecer o forno a 50º - para lá ir colocando as panquecas prontas num prato, no forno, já que dessa forma mantêm quentes até à hora de servir.

Untar uma frigideira media anti-aderente e verter duas doses lado a lado. Desta forma o processo é mais rápido mas as panquecas em vez de redondas ficam ovais. O lume tem de estar brando, para as panquecas não se queimarem. Assim que o topo da massa começar a fazer bolhinhas usando uma escumadeira para facilitar o processo viram-se as panquecas.

Servir as panquecas quentes.
Bons Cozinhados :)
Mssco


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bolo D. Lurdes




Este bolinho saiu no Domingo da minha cozinha, e foi provado quentinho como mandam as minhas regras pessoais. Esta é a minha forma de comprovar que os bolos podem não ser o melhor do mundo mas andam lá perto. A ideia veio daqui.

Ingredientes:
500g de açúcar
6 ovos
400g de farinha
10 colheres de sopa de leite
250g de margarina
1 colher de sobremesa de fermento
Raspa da casca de 1 laranja
3 maçãs (usei golden)
1 colher de sopa de doce (usei de tomate)
1 colher de sopa de moscatel

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC com ventilação.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Bater as claras em castelo.
Noutra taça bater a margarina com o açúcar, depois juntar as gemas, o leite, a raspa da laranja, a farinha e o fermento, e, por fim,  envolver as claras em castelo. Colocar a massa no  tabuleiro.
Retirar o caroço das maçãs sem descascar. Por cima da massa, colocar rodelas de maçã  até toda a massa estar coberta. Levar ao forno 45 minutos.
 Depois de cozido, pincelar o bolo com uma mistura de doce e moscatel.

Bons Cozinhados :)
Mssco