terça-feira, 22 de novembro de 2011

EM MODO PAUSE


 Na semana passada li uma frase que se adequa muito bem à minha situação actual!

" Se eu fizer tudo o que me solicitam deixo de fazer o que me solicito"



Só não coloco o autor porque não tomei nota quem era e como tal não sei quem é.
Logo que me seja possível voltarei para mais partillhas, que tanto prazer me dão. Isto não é de forma alguma um adeus mas apenas um até já.

Até lá bons cozinhados!

Mssco

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Maruca cozida


Cá por casa a luta para passarmos a comer peixe continua! Assim, esta foi a receita desta semana, eu adorei já que com molho de tomate como tudo, o A. nem por isso. Mas provem não vão por ele que é um verdadeiro "anti-peixe".

Ingredientes:
(Adaptado de Livro Base da Bimby - As Receitas essenciais)

4 postas de maruca
3 batatas
3 batatas doces
1 marmelo
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
40g de azeite
150g de vinho branco
100g de água
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Colocar na varoma a maruca já descongelada temperada com sal, no tabuleiro colocar as batatas em cubos e o marmelo em quartos.
No copo colocar a cebola, o alho e a cenoura e picar 5 seg/vel5.
Juntar os restantes ingredientes, a varoma com a maruca, as batatas e o marmelo e programar 35min/Varoma/vel1.
Servir regado com o molho de tomate. 

Bons Cozinhados :D!!

Mssco

domingo, 6 de novembro de 2011

Cozido à Portuguesa


Depois de uma curta ausência, em muito relacionada com o trabalho que é muito e ainda bem, cá estou de volta às partilhas. Durante este tempo houve ainda oportunidade para comprar uma ajudante preciosa na cozinha, sim uma Bimby e como tal muito do que passarei a dar a conhecer aqui será feito com o seu apoio. Neste processo tenho que agradecer à Luísa pela ajuda sempre pronta.
Desde que vivo com o meu marido que me fala maravilhas do cozido à portuguesa, coisa que para os lados do meu Algarve e da minha família nunca fez parte da mesa. Desta vez cedi e com umas couves da horta dos pais e mais umas compras lá se compôs uma adaptação à nossa maneira do prato. Eu não gosto de couves e o A. não gosta de partes como orelha ou pezinho de porco daí a selecção apresentada. Espero que gostem e que, quem como eu nunca experimentou, tente vai ver que vale a pena como parte de um fim de semana de outono já com frio.

Ingredientes para a Varoma (2 pessoas mas mais do que uma refeição):
(Adaptado de Livro Base da Bimby - As Receitas essenciais)
1/4 de couve coração de boi
3 folhas de couve portuguesa
3 cenouras
2 batatas
1 batata doce
1 farinheira
1 chouriço alentejano

Ingredientes para o copo:
300g de entrecosto
300g de carne de vaca para estufar em cubos
Água q.b.
Sal q.b.
250g de arroz carolino
1 lata pequena de feijão manteiga

Preparação:
Colocar água a ferver no jarro eléctrico. Escaldar as couves com a água a ferver e reservar. Colocar os ingredientes na varoma salpicados de sal, com os enchidos na parte superior e os restantes ingredientes descascados e em pequenos bocados na parte inferior.
Colocar no copo os ingredientes respectivos à excepção do arroz. Cobrir até ao limite dos 2 litros com água e uma pitada de sal. Colocar a Varoma e programar 50 min/Varoma/inversa/velocidade colher. No final deste tempo retirar e reservar a varoma tapada para não arrefecer.
Retirar os ingredientes do copo, tapando-os para não arrefecerem. Pesar o caldo, e completar com água se necessário, até perfazer 800g. Juntar duas rodelas de chouriço e o feijão manteiga, rectificar o sal e colocar o cesto com o arroz programando 15minutos/100º/vel 3. Retirar o arroz e depois com ajuda do cesto coar o feijão.
Servir em travessas.

Bons Cozinhados :D!!

Mssco