domingo, 12 de maio de 2013

Peitos de Frango Teriyaki

Sem ideias para o jantar e sem qualquer vontade de ir para lugares-comuns, lá fui eu folhear os livros de cozinha cá de casa. Eis que na página 38, da "Cozinha - o coração da casa" de Nigella Lawson, surge o salvador da noite. Aqui vos mostro como fiz com os meus acrescentos e alterações.

Ingredientes (4 pessoas):
3 peitos de frango
1 pedaço de gengibre fresco (2 cm)2 colheres de sopa de saké
4 colheres de sopa de molho de soja
4 colheres de sopa de vinho xerez doce
2 colher de chá de açúcar amarelo
Óleo vegetal q.b.
Arroz para sushi (1 cup/250 ml)
Água a ferver (2 Cup/500ml)
2 colheres de sopa de vinagre de saké
2 colheres de sopa de açúcar branco.
Sal q.b.

Preparação:
Cortar os peitos de frango em cubos. Descascar o gengibre e ralar finamente. Misturar muito bem o gengibre com o molho de soja, o saké, o vinho xerez e o açúcar. Juntar os cubos de carne ao preparado anterior. Envolver e deixar marinar (eu deixei cerca de 15 minutos).
Retirar o frango da marinada e escorrer, reservando a marinada. Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente e alourar a carne de todos os lados em lume forte até ficar selada. Juntar a marinada e cozinhar até a carne se apresentar cozida e o molho ficar bem apurado. 

Para o arroz, começar por o lavar em água corrente e deixar escorrer bem. Seguidamente cozer o mesmo em água a ferver tapado e em lume médio. Quando ficar sem água desligar o lume e deixar repousar por 5 minutos. 
Numa taça misturar o vinagre, açúcar e sal.
Retirar o arroz para um recipiente não metálico e juntar a mistura de vinagre. 

Servir o frango juntamente com o arroz.

Bons Cozinhados : D
Mssco

Sem comentários:

Enviar um comentário