quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pavlova de Maracujá

Cá por casa fez-se outra pavlova a propósito do aniversário da minha mãe. A minha mãe tem entre outros como sabor preferido o maracujá. A ideia de fazer esta sobremesa, em vez de um bolo mais tradicional, surgiu do facto de esta me ter dito que não queria um bolo de aniversário porque já não tem idade para isso Lá está  não tem idade para bolo mas tem para sobremesa. À falta do fruto usei polpa, não sendo a mesma coisa ficou muito bom e fez as delícias.  
Ingredientes: 
Pavlova:
(Adaptado de Masterchef Autralia)
8claras de ovo
440 de açúcar
4 colheres de chá de amido de milho
4 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Cobertura:
170g de queijo mascarpone
15ml de leite magro
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de aroma de baunilha
6 colheres de sopa de polpa de maracujá
Açúcar em pó

Preparação:
Ligar o forno a 150ºC. Bater as claras em castelo, antes que estejam completamente duras ir acrescento aos poucos o açúcar. Bater entre adições de açúcar. As claras têm que ficar completamente duras e brilhantes, se não se conseguir atingir este ponto não se deve prosseguir com a receita.
Juntar agora o amido de milho e o vinagre mexendo bem com a vara de arames.
Forrar um tabuleiro e a grelha do forno com papel vegetal desenhando no centro de cada um, um círculo, com a ajuda de um prato. Colocar metade das claras dentro de cada círculo com a ajuda de uma espátula para que fiquem direitinhas, numa forma semelhante a um bolo.
Colocar a pavlova no forno e reduzir a temperatura para 120ºC. Deixar cozinhar por 1 hora e 20 minutos. Evitar abrir a porta do forno. Após este tempo de cozedura, desligar o forno e deixar arrefecer completamente dentro do mesmo antes de retirar.
Colocar o queijo numa tigela com o leite. Mexer com uma colher e depois com uma vara de arames. Juntar o açúcar e o aroma de baunilha batendo sempre até atingir uma consistência cremosa .
Colocar uma parte de pavlova no prato de servir, rechear com metade do creme e do maracujá terminando com a restante metade de suspiro.
Por fim pôr a cobertura sobre a pavlova e sobre a mesma o restante maracujá.
Polvilhar com açúcar em pó.

Bons Cozinhados :D!
Mssco

1 comentário:

  1. E que bonita ficou!
    Mesmo muito apetitosa e o mais indicado para a ocasião, visto a aniversariante gostar de maracujá!
    parabéns!

    ResponderEliminar