quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pudim Abade de Priscos


Inicio este post com um enorme agradecimento a todos os que me têm visitado e deixado encorajadores comentários, estes são de extrema importância para quem estando a dar os primeiros passos nesta área está a adorar! 
Com os "obrigadas sentidos" partilhados, falemos desta experiência culinária que há muito tinha vontade de experiementar, mas que sempre achei fora do meu patamar de conforto, desta vez arrisquei e fique feliz com o resultado, um pudim espelhado e saboroso. Devo dizer que esta foi uma segunda tentativa, já que a primeira receita, tirada de um revista da especialidade se revelou errada quanto ao tempo de cozedura do açúcar e impossibilitou levar bom porto a minha epopeia na cozinha. Não temos que fazer tudo bem à primeira, tentar e persistir são importantes em todas as áreas e a cozinha parece-me ser um bom exemplo.
A família, que uso como meus provadores, aprovou espero que também o façam!

Ingredientes:
500ml de água
350g de açúcar 
Casca de limão
1 pau de canela
50g de toucinho
15 gemas
15ml de vinho do porto
Caramelo líquido

Preparação:
Separar as gemas das claras e reservar.
Levar a água ao lume. Assim que estiver a ferver juntar o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho em lascas finas. Deixar ferver até atingir o ponto de espadana (120ºC), ou seja quando o açúcar cair da colher como se fossem lâminas, o que acontece mais ou menos após 3 minutos a ferver, é importante não mexer nesta fase.
Entretanto bater as gemas com o vinho do porto e depois juntar a calda de açúcar através de um coador de rede para a tigela das gemas.
Mexer bem e colocar na forma de pudim previamente caramelizada com caramelo líquido.
Levar a cozer, bem tapado, em banho maria (dentro de um tabuleiro com água a ferver) durante 50 minutos .
Depois de bem frio desenformar para o prato de servir.

Bons cozinhados :D!

Mssco

2 comentários:

  1. Mas que aspecto fantástico um belo espelho para nos mirarmos...lindo...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. É uma receita tão gulosa!
    O teu ficou com uma cor fantástica, parabéns.

    ResponderEliminar