domingo, 23 de outubro de 2011

Risoto Doce



A festa de aniversário da minha mãe aconteceu no sábado, num jantar de família, com as conversas e as comidinhas do costume. Por mim passaram as sobremesas, o que não é tarefa fácil numa família de pessoas que se dizem pouco gulosas, mas para quem os doces têm que ser mesmo muito doces e não se contentam com pouco.
Duas ideias surgiram, uma que mais tarde darei a conhecer e que foi do inteiro agrado da aniversariante, e outra para agradar ao grande grupo. Que mais do que umas belas travessas de arroz doce para fazer as delícias da minha família. Bem, arroz para risoso que quando ia dar início aos trabalho vi que não tinha carolino em casa.
Segui a receita da sogra, que diz fazê-lo sem receita, tal é a interiorização destes passos que já fez muitas e muitas vezes.

Ingredientes (2 travessas pequenas):
1 chávena de chá de arroz para risoto (200g)
Água q.b. (400ml)
1 pitada de sal
1lt de leite
1 pau de canela
1 casca de limão
1 colher de sopa de aroma de baunilha
1 chávena de chá mal medida de açúcar amarelo (150g)
1 saqueta de leite-creme
Canela q.b

Preparação:
Cozer, em lume brando mexendo sempre o arroz em água com uma pitada de sal. Juntar a casca de limão, o pau de canela e a baunilha. À medida que for secando colocar o leite quente aos poucos (pode aquecer meio litro e cada vez no microndas ). A meio do leite colocar o açúcar e continuar a mexer. Aos últimos 100ml de leite juntar o conteúdo da saqueta de leite creme, sem deixar grumos, e só depois juntar ao arroz. Quando, após ter colocado o leite todo, o arroz estiver cremoso deitar nas travessas e polvilhar com canela a gosto.

Bons Cozinhados :D!

Mssco

1 comentário: