sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tiramisú Frangélico


Após uma curta ausência por motivos laborais, o que por estes tempos é só por si uma boa notícia.
Desde que vi esta receita pensei que teria de fazê-la para a minha mãe. Assim nada melhor que a oferecer como presente de aniversário acompanhada das duas últimas receitas que aqui postei. Mais uma receita que compôs a mesa de festa do 54.º aniversário da minha que adora café e frutos secos, além do já referido maracujá. A mãe adorou, alguns convidados também espero que também gostem.


Ingredientes (6 pessoas gulosas):
(Adaptado de "Cozinha: o coração da casa, p.164 )

Café
4colheres de chá de café solúvel
125 ml de agua a ferver
125ml de Frangélico

Recheio
1 ovo separado
37g de açúcar
30ml de licor de avelã Frangélico
250g de mascarpone
250g de palitos la reine
100g de avelãs
2 colheres de sopa de cacau em pó

Preparação:
Combinar o café com a água a ferver e o Frangélico. Deixar arrefecer.
Bater a clara em castelo. Noutra taça bater a gema com o açúcar e o Frangélico. Juntar o mascarpone primeiro com a ajuda de uma colher e depois com vara de arames. Envolver a clara levemente. Molhar os biscoitos no café , de forma a que fiquem húmidos mas não a desfazerem-se e colocam-se na taça.Sobre esta camada colocar metade do recheio e sobre a mesma nova camada de biscoitos também humedecidos no café. Finalizar com o restante creme. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico pelo menos 3 horas. 
Partir as avelãs retirando a parte mais miuda. Levar a torrar a numa frigideira antiaderente. Sem deixar queimar e mexendo sempre. Juntar às avelãs torradas  2 colheres de cacau.

Antes de servir colocar as avelãs sobre o tiramisú.

Bons Cozinhados :D!
Mssco















2 comentários:

  1. Desculpa a minha ignorância mas o que é o Frangélico?
    Ficou lindo e delicioso certamente esse tiramisu.
    Bom fds,....Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário Mary. Frangélico é um licor de avelãs italiano. Segundo o que sei os italianos combinam muitas vezes esta bebida com café, daí que a Nigella o use no tiramisú. Pode-se encontrar este nectar facilmente na zona das bebidas espirituosas do supermercado (a garrafa parece um monge tendo até uma "corda" à volta como se de um cinto se tratasse. Grande abraço e espero ter ajudado :D.

    ResponderEliminar